Brasil 21 Business Center Park / Sala 1119
SHS Qd. 06, Conj. A, Bl. E, Sala 1119 / Brasilia, DF / CEP 70316-902
(61) 3039-8439 / (61) 99881-3333 (61) 3039-8439 / (61) 99881-3333

Diabetes & Bomba de Insulina (Sistema de Infusão Contínua de Insulina)


AccuCheck bomba de insulina

Projeto: Juntos pela Diabetes

A população de pessoas com diabetes no Brasil estimada pela IDF (International Diabetes Federation) é 14.521.337 milhões de pessoas, e ocupa a 4ª posição no ranking mundial. A IDF também aponta que o Brasil está na 3ª posição entre crianças e adolescentes com Diabetes Tipo 1 (DM1).

Estudos recentes demonstram que o Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SICI), também chamado de Bomba de Insulina, não apenas melhora o controle glicêmico no paciente com diabetes, mas também reduz os episódios de hipoglicemia grave, uma intercorrência nos pacientes com diabetes em que ocorre perda da consciência devido à hipoglicemia.

O Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SICI), Bomba de Insulina, é um dispositivo que libera insulina análoga de ação rápida durante as 24 horas do dia, permitindo uma liberação de doses programadas e fracionadas continuamente.

O Programa Juntos pelo Diabetes foi criado especialmente para garantir que as pessoas, que utilizam o Sistema de Infusão Contínua de Insulina (Bomba de Insulina), possam melhorar o controle do diabetes, sua tomada de decisão e a sua satisfação no tratamento, proporcionando mais liberdade para o paciente.

No primeiro atendimento, a equipe passará todas as informações necessárias sobre o tratamento. Será disponibilizado um material informativo e eventos presenciais que levam em consideração os diferentes perfis de pacientes, com um único objetivo: ajudar o paciente com diabetes a ter mais confiança no seu tratamento, aprofundar os conhecimentos desde o seu diagnóstico até a instalação e seguimento da bomba de infusão de insulina.

O paciente deve estar motivado a aprender os princípios gerais do autocontrole do diabetes e a desenvolver outras habilidades como a contagem de carboidrato e fazer ajustes proporcionais que fazem parte de um gerenciamento intensivo de insulinoterapia.


As principais indicações do uso da bomba de insulina são:

  1. Crianças menores de 7 anos de idade ou com dose de insulina basal < 10 unidades/24 horas
  2. Gestantes e/ou mulheres com DM que planejam engravidar
  3. Hipoglicemia nível 2 frequente: hipoglicemias < 54 mg/dL com frequência maior que 1 vez/semana
  4. Hipoglicemia nível 3 ou grave: frequência maior que 1 vez/ano, independente do valor de glicemia, com comprometimento cognitivo grave, requer assistência de terceiros, com perda de consciência, convulsão ou coma.
  5. Hipoglicemias assintomáticas
  6. Pacientes com dificuldade para manter esquemas de múltiplas aplicações de insulina ao dia
  7. Desejo de um estilo de vida mais flexível
  8. Qualquer paciente motivado que deseje o autocontrole.